segunda-feira, 4 de abril de 2011

Biopsicologia...


Emoções mobilizam tudo. Se você estiver equilibrado emocionalmente, você será capaz de confrontar qualquer desafio e sair-se vitorioso. Porém, quando você está sendo consumido pela raiva, medo, dúvida ou insegurança, todo o talento e habilidade do mundo não irão salvá-lo.
    
As emoções regem o espetáculo da sua vida pessoal, profissional e até mesmo da sua vida espiritual. As pesquisas têm mostrado que mais do que a qualidade dos bens e serviços, a maneira como o cliente se sente a respeito de um produto, é o que conta. 

A solidez do seu casamento, sua competência como pai ou mãe na educação dos seus filhos, a sua capacidade em liderar seus funcionários, até mesmo sua habilidade em manter-se saudável, tudo isso depende do seu controle emocional e da sua competência em:

- libertar-se do mau humor de modo que você possa inspirar os outros
    
- não deixar que as más notícias entorpeçam o seu entusiasmo
    
- superar as sensações de fadiga ou tédio
    
- não se irritar ou ficar defensivo em reuniões
    
- permanecer cortês e paciente com alguém que esteja mal-humorado

As emoções não estão apenas na sua cabeça. A renomada neurologista americana Dra. Candace Pert explica que as emoções afetam cada célula no seu corpo, porque cada célula possui milhões de receptores para as substâncias químicas envolvidas na experiência emocional – hormônios e neurotransmissores, os quais a Dra. Pert chama de “as moléculas de emoção”. 

Quando você está deprimido, seu fígado está triste, seus rins estão tristes, e sua pele está triste.

Como o endocrinologista Dr. Louis Berman explica, “As secreções endócrinas controlam a natureza humana, e quem as controlar, controla a si mesmo”. 

A nova ciência da Biopsicologia (baseada nas antigas técnicas orientais de auto-transformação, que estão fazendo parte da mais atualizada abordagem de saúde chamada “medicina corpo / mente”) é um sistema de treinamento físico e mental para desenvolver equilíbrio emocional através do controle das suas próprias “moléculas de emoção”. Quando você não precisa depender de substâncias externas – álcool, cigarros ou drogas – para melhorar o seu humor pela transformação da sua bioquímica, você se torna mestre de si mesmo.

No processo, você aumenta sua:
- flexibilidade emocional – permanecendo aberto e não defensivo durante as crises

- força emocional – exercendo força positiva sob pressão

- receptividade emocional – mantendo-se sensível e conectado com cada pessoa à sua volta

E uma vez que suas emoções e os seus desgovernados padrões de pensamento estão sob controle, trabalhando a seu favor e não contra, você começa a acelerar o seu progresso no sublime caminho espiritual do auto-conhecimento, mergulhando profundamente dentro de si mesmo, alcançando o centro de paz perfeita e de amor no âmago do seu coração.

A Biopsicologia ajuda você a modificar suas complexas respostas bioquímicas para aperfeiçoar seu desempenho, melhorar sua saúde, experimentar felicidade interior – e criar um futuro luminoso para si mesmo e para o mundo ao seu redor.

Além da biopsicologia,
vamos incluir  no dia a dia sucos naturais, que tem um grande valor nutritivo, oferecendo ao corpo as vitaminas e sais minerais que ele necessita. Os sucos são fundamentais para a hidratação do nosso corpo, além de terem qualidades como relaxantes ou estimulantes, eles contribuem para nossa saúde cardiovascular, ampliam nossa capacidade física, ajudam a baixar a pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde a cada dia.

Receitas de Sucos :

Suco anti-stress

Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Lave e passe todos os ingredientes na centrífuga.

Suco Emagrecedor

Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.
Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador.

Suco para desintoxicar

O maior benefício desta receita de suco é para revitalizar o corpo e é  excelente para o brilho da pele.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 3 porções de maçã, 1/2 porção de gengibre, 3 partes de cenoura

S
uco para reduzir o colesterol
Este suco ajuda a reduzir o colesterol e ajuda na prevenção do câncer. Também melhora qualquer mal estar estomacal ou dores de cabeça. Se você tem mais de 30 anos você deve tomar este suco.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de maçã, 1 porção de pepino, 1 porção de salsão.

Suco para melhorar o aspecto da pele

Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de maçã, 1 porção de cenoura, 1 porção de tomates

Suco super refrescante

Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de pepino amargo, 1 porção de maçã verde

Suco para uma pele saudável

Os ingredientes mais indicados para se ter uma pele saudável são a laranja e o pepino. Acrescentando-se o gengibre ele vai atuar e melhorar a textura da sua pele
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de suco de laranja, 1 porção de pepino, 1/2 porção de gengibre

Suco selvagem

Uma combinação perfeita para a saúde dos rins e da bexiga. Ele também ajuda a retirar o excesso de sal no corpo.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de melancia, 1 porção de abacaxi, 1 porção maçã

Suco vitaminado

Excelente para crianças porque elas adoram este suco. Alem de ser rico em vitamina C, tem também uma boa dose de vitamina B2, aumentando a atividade celular e melhorando a imunidade.
Ingredientes: 1 porção de mel, 1 porção de uvas, 1 porção de melancias, 1 porção de leite (melhor desnatado)

Suco que regula os níveis de açúcar

É um suco muito digestivo, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Peras são saudáveis contra a constipação, úlceras, o trato urinário, febre e tosse. Bananas são saudáveis para a pressão alta e não contém sal. A banana cntém uma proteína que o corpo converte em serotonina, que melhora o humor.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de peras, 1 porção de bananas

Suco anti oxidante

Abaixa a pressão sanguínea, controla a toxicidade. A maça age com anti oxidante
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de maças, 1 porção de mangas, 1 porção de cenouras, 1 porção de peras

Suco poderoso

Antinflamatório, digestivo e rico em ferro.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de uvas escuras, 1 porção de abacaxi
Dicas para se fazer um bom suco:
  • Use centrífuga ao invés de liquificador. A centrífuga extrai o sumo, enquanto o liquidificador esmaga e tritura as fibras da fruta.
  • Procure ter em casa frutas novas e acondicionadas em lugares arejados, para mantê-la fresca por mais tempo.
  • Tome o suco no momento que o fizer, pois em pouco tempo, ele perde muitos dos seus benfícios.
  • Se possível, tente conseguir produtos orgânicos (frutas, legumes e verduras) que foram cultivados sem o uso de pesticidas ou outros produtos químicos prejudiciais à saúde.
  • Lave muito bem os alimentos antes de fazer o suco.

 Recebi esse texto de uma amiga que gosto muito e que muito me ensina de cuidar do coração e da alma, então logo que comecei a ler, pensei em dividir com vocês... pois eu já estou iniciando este processo em minha vida, na vida da minha família, estou voltando a adquirir hábitos mais saudáveis de alimentação...


Nisso inclui, sucos naturais, com frutas, fibras, sementes, livre de açúcares... 


Alimentos mais integrais, menos refinados, produtos orgânicos...


Quem está me ajudando nesta difícil, porém saborosa MUDANÇA, é a nutricionista personal diet - Katiuscia Pinheiro Curtis da Clínica Personal Diet de Canoas... eu estou adorando tê-la ao meu lado, me ensinando, instigando e cuidando de minha saúde...


Daqui uns dias vou entrevistá-la aqui no blog e vocês irão conhecê-la.


Beijos 


Ah... viu... aproveite o início da semana, para iniciar uma mudança de pequenos hábitos alimentares em sua vida... pequenos que farão uma diferença enorme, como por exemplo, beber mais água e deixar de lado os refrigerantes....


Vambora!


Ju

Um comentário:

Unknown disse...

Maninha, como andas inspiradíssima! Concordo plenamente contigo. Essa reportagem é dez! Não é fácil o dia-a-dia! Tem dias q a gente tem vontade de............ mas passa, graças à Deus, meu companheiro de todas as horas. Respiro fundo, faço uma prece e sigo em frente! Bj