sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Petit Gateau...


Ontem eu me aventurei na cozinha, pq ia receber uma amiga que amo muito, e decidi fazer de sobremesa: Petit Gateau, esse aí da foto acima.

E como sou apaixonada por esta sobremesa, busquei na net hj, a história do bolinho, e vejam no que deu:


Petit gâteau (pronuncia-se petí gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas. Também se acredita que o Petit Gateau consumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelo Chef Michel Bras chamada Biscuit tiède de chocolat coulant. Esta sobremesa se trata de duas partes, um bolo crocante de chocolate preparado sem o uso de farinha bem cozido e um nucleo de chocolate congelado que quando assado derrete e fica liquido. Devido a complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o nucleo crú.
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.
A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer "pequeno bolo" e portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.
Dica
A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre pré-aquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370°C, assar os bolinhos por cinco minutos. Se a temperatura estiver em grau mais baixo, como 250°C, aumentar o tempo de forno para sete minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.
Hoje o Petit Gateau também é produzido para ser aquecido em forno de micro ondas, na média 22 segundos são suficientes para deixar o pequeno bolo de chocolate crocante por fora e cremoso por dentro



A foto acima é da net ta?! Mas um dia eu chego lá...hahaha.

Viu, mas tenho uma coisa pra contar... será que devo?

Ai meu Deus... vou contar!

O Petit que fiz ontem... ai será?

É demisturasemipronta.... ai pronto falei, tão rápido que não deu nem pra separar as palavras...kkkk.

Beijokas e aproveite bem sua sexta-feira a noite.... eu? Vou me deliciar com uma Lula recheada de camarão...hummmm, depois eu conto como foi!

Ju!

Nenhum comentário: