quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ARTESANATO... por Ricardo Jordão!!!!

Todo mundo sabe que todo revolucionário radical se torna conservador um dia após a revolução ter sido feita. Seja radicalmente a favor do diálogo.
O que você estava fazendo no momento em que o segundo avião bateu no World Trade Center naquele 11 de Setembro de 2001? Eu participava de um curso sobre gestão com outras 200 pessoas em um hotel em São Paulo. No momento em que o avião explodiu na segunda torre, a equipe de gestores, separada em grupos de cinco, apresentava as suas idéias para o problema que haviamos sido desafiados a resolver: "Como será o mundo daqui a 100 anos e qual produto você acredita que será bem-sucedido?".
Enquanto o meu grupo aguardava a sua vez, eu observava atentamente as idéias apresentadas pelos líderes de cada mesa. "Daqui a 100 anos o trânsito vai estar tão caótico, que o produto mais bem-sucedido será o carro que voa", "Daqui a 100 anos haverá tantos vírus e doenças no mundo, que o produto mais bem-sucedido será o atendimento médico domiciliar", "Daqui a 100 anos os avanços da tecnologia serão tão impressionantes e as pessoas estarão tão solitárias, que o produto mais bem-sucedido será um robô-clone do Ser Humano que terá a aparência que o cliente quiser", "Daqui a 100 anos a água do planeta estará tão poluída e escassa, que o produto mais bem-sucedido será a água limpa e pura". As idéias sobre melhorias em produtos e serviços jorravam das mesas. O mundo repleto de maravilhas tecnológicas preparadas para consumo brotava da mente das pessoas.
No instante em que o avião bateu na segunda torre, a vez do meu grupo chegou . Sem entender bem o que acontecia em Nova Iorque, eu me levantei da cadeira e disse: "Daqui a 100 anos não mais existirá o Capitalismo. O Ser Humano estará tão educado, compreensivo, consciente e politizado, que deixará de consumir coisas. O capitalismo vai quebrar! O Ser Humano não mais desejará trocar de carro todos os anos, não mais desejará trocar de televisão a cada nova Copa do Mundo de Futebol, não mais gastará com comida além daquilo que é o suficiente para sua saúde. Daqui a 100 anos, a sociedade do CONSUMO irá desaparecer, dando lugar a sociedade da PRODUÇÃO. O produto mais bem-sucedido daqui a 100 anos será aquele feito artesanalmente por cada um de nós. Serão 7 bilhões de produtos bem-sucedidos. Eu mal posso esperar para conhecer o que cada um de vocês sabe realmente fazer."
Seis anos depois, eu acredito ainda mais nessa previsão. O Ser Humano quer PRODUZIR e não consumir. O Ser Humano quer ser RELEVANTE e não gigante. O Ser Humano quer CONTRIBUIR e não destruir. A Wikipedia, maior enciclopédia web do mundo, lançada em 2001, superou a marca de 1 milhão de artigos e 320 milhões de palavras publicadas com apenas 2 funcionários em tempo integral. A tradicional Enciclopédia Britânica, disponível no mercado há decadas, possui apenas 120 mil artigos e 77 mil palavras publicadas com várias centenas de funcionários.
Como a Wikipedia chegou a esse tamanho? A Wikipedia possui hoje 36 mil voluntários que escrevem GRATUITAMENTE todos os dias sobre os mais variados assuntos. A Wikipedia confiou nas pessoas, delegou tarefas, explicou a sua visão de futuro, e o Ser Humano correspondeu.
A IBM possui 329 mil funcionários bem pagos em todo o mundo que se esforçam todos os dias para promover e sustentar a marca da gigante. A Ebay, web site de compra e venda na internet, possui mais de 724 mil pessoas que não são funcionárias e nem são pagas pela Ebay, mas promovem entusiasticamente a empresa por ela ter se transformado na principal fonte de renda dessas pessoas.
70 mil novos blogs aparecem na web a cada 24 horas. 25 milhões de blogs já estão no ar e superam em uma centena de vezes o número de jornais e revistas disponivéis no mundo impresso. O mesmo vale para o mundo do rádio, onde milhares de programas de aúdio no formato de podcasting motivam as pessoas a parar de consumir rádio para prestar atenção a produção de indíviduos. No mundo da música, o web site GarageBand, promove de uma maneira brilhante para mais de 3 milhões de ouvintes cansados de consumir o mais do mesmo, o trabalho de artistas independentes descartados pelas gravadoras tradicionais.
Para aqueles que sonham em publicar o seu próprio livro, mais de 20 empresas no Brasil oferecem serviços de produção e distribuição de livros sob medida, em pequenas quantidades, sem necessidade de aprovação de editores e críticos.
Nos EUA, Built-a-Bear Workshop, reinventou a maneira de vender ursinhos de pelúcia ao produzir o ursinho na própria loja, na frente da criança, do jeito que a meninada sempre sonhou: com coração, nome, certidão de nascimento, mensagem falada personalizada, roupas e acessórios escolhidos a dedo.
A era industrial nos ensinou que a produção em série é a melhor maneira de lucrar no mundo dos negócios. Quanto mais do mesmo produto a fábrica vomitar prá fora, maior a probabilidade de ganharmos dinheiro. Quanto mais padronizada for a maneira de servir as pessoas, mais eficiência teremos. Quanto mais robotizada for a maneira que as pessoas trabalham, mais produtividade teremos. Quanto mais treinarmos o Ser Humano, menos humano e menos interessante ele será, menos artesanato ele produzirá. Parabéns aos poucos gigantes que fazem isso. Desejo sucesso a eles no mundo da robótica. Longe de mim.
Para competir com a turma da robótica, e vencer, FAÇA ARTESANATO!
Se o Wal-Mart é o seu concorrente, e ele vende chocolates Nestle, biscoitos Bauducco e iorgutes Batavo, não venda o que eles vendem. PRODUZA ALGO DIFERENTE! Por exemplo, monte uma oferta chamada "Lanche da Tarde" composta por frutas + barras de cereais + sanduiche natural para o cidadão que trabalha sentado o dia inteiro enfurnado nos escritórios do mundo. Não ofereça o que o robô oferece, FAÇA ARTESANATO!
Se o Submarino é o seu concorrente, e o cliente coloca um pedido na sua loja de um produto que você não tem, não faça o que o Submarino faz. Não envie um e-mail robótico perguntando ao cliente se ele confirma o pedido. PRODUZA algo ARTESANAL! Ligue para o cliente, informe o prazo de chegada do produto, sugira outras ofertas que possam interessar quem tem interesse por esse produto. Faça algo, mas não faça o que o robô faz, FAÇA ARTESANATO!!
Todas as grandes empresas nascem artesanais mas na maturidade perdem o quê as tornou o que são. Não deixe isso acontecer com você. SEJA ARTESANAL! Desafie os manuais, questione as regras, não decore o script, reprograme o software. Fique próximo do SER HUMANO! É para ele que tudo isso foi feito. É ele que deve PRODUZIR TUDO e não consumir.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
*
Adoro esse moço...sigo os passos dele mutos anos....gostaram? visitem o site: www.bizrevolution.com.br
*
Fui bjka Ju

2 comentários:

Mauriceia disse...

Olá flor,

Adorei seu blog!!!!!
Já me tornei sua seguidora.
Que Deus lhes abençoe...abraços

http://ateliemagiartesanal.blogspot.com
Sorteio do blog...participe!!!!!!

Ju Almeida disse...

Olá querida, que honra tê-la como minha seguidora.

Obrigada e boa semana!

Ju